domingo, 11 de setembro de 2011

Como conectar a conta Google no Xperia X8 com Android

   Olá, recentemente adquiri um smartfone com tão falado Android (sistema Operacional da Google) para celulares, tablets, e outros dispositivos voltados a internet.
   O modelo escolhido Xperia X8 não foi apenas a pelo gosto, mas principalmente pela minha capacidade aquisitiva (o aparelho estava em promoção na loja).
   Como eu já esperava, por ter tido outros celulares da marca, ele é bastante robusto, já que na estréia, ao sair da caixa, conheceu o chão da casa de perto. Também é muito funcional e bastante intuitivo e, quase não são necessárias configurações iniciais para o funcionamento dele, sendo que com exceção do ajuste de horas as demais telas praticamente informam sobre o funcionamento da tela, do teclado, etc..
   Não espere não só do X8, mas de nehum SmartFone, uma autonomia de dias e dias da bateria, como nos celulares convencionais. Todos os Smart consome, e muito a bateria, e para a melhora todos os fabricantes dão dicas para diminuir o consumo. Conselho: siga as recomendações do fabricante nesse itém em específico.
   Existem algumas configurações de contas do twitter, facebook, orkut, mas nada que impeça o celular de funcionar, alias para quem não utiliza os serviços algo que nem merce um destaque.
   Pouco cliques ou toque no teclado depois tudo pronto.
   Mas como sempre a alegria acabou aí nas facilidades de configurações... O primeiro drama vem na hora de transferir os contatos do telefone antigo, que era de outro fabricante para o novo. Esse parto é sempre o mesmo, os fabricantes parecem fazer questão de dificultar ao máximo esse processo. Quem já passou por isso sabe como é difícil e trabalhoso esse processo. Eu esperava que por ser um sistema bastante usado (o Android) que já tivesse algum recurso nele para facilitar, mas não, é a mesma coisa.
   Para quem utiliza o Windows com Outlook (não o outlook express, que vem no winodws) pode usar esse programa já que a maioria dos telefones (smartsfones ou não) conseguem sincronizar seus contatos com ele. Já quem usa outro programa para e-mails e agendas como ThunderBird... Alguns sistemas na web também permitem sincronizar os contatos do aparelho com contas de e-mail, redes sociais e etc, mas se o aparelho antigo não for um SmartFone dificilmente isso vai ser possível.
  O jeito foi usar o chip da operadora (para minha sorte não tenho zilhões de contatos) que não permite mais de um telefone por registro, fazendo com que cada conta se transforme em dois ou mais quando tem mais de um número de telefone. Além disso nomes mais longos são truncados fazendo com que você exercite a memória para acerta-los no novo aparelho.
  Bom passado essa etapa, todo o resto funciona de maneria simples e fácil, o manual e o próprio site do fabricante dão dicas e tiram dúvidas (algumas resposta são mais fáceis de achar do que outras), mas nada que demande muito tempo, até que... Tentei usar o portal de aplicativos do Android, o Market, para ver se tem algo realmente interessante.
  Nessa ora começou a rolar um pequeno estresse, pois de maneira nenhuma o celular conseguia autenticar uma conta goolge para ativar o portal, para quem esta pensando que não tem uma conta google basta pensar um pouco, este blog, gmail, orkut, google docs, e por aí vai..
  Revirei a internet e descobri que, isso não é um problema do telefone pois encontrei em fóruns pessoas com vários modelos e fabricantes com o mesmo problema e, fui atrás da solução. Quase todas são a mesma: atualizar ou reinstalar do sistema do aparelho.

   Não acredita veja a solução do site da SonyEricsson: http://www.sonyericsson.com/br/preview/faq-problemas-para-autenticar-sua-conta-google/ : Muitos usuários têm se queixado de dificuldades para entrar na conta Google usando um smartphone Android. Veja uma forma de tentar contornar o problema.

Sem uma conta Google válida, uma grande parte do mundo Android fica de fora do smartphone. Sem e-mail, contatos da web e documentos fica difícil…
O aparelho não consegue autenticar a conta Google por 3G ou Wi-Fi. E um smartphone sem conectividade não é um smartphone completo.
Para tentar sanar o problema, e pelo menos conectar aos serviços Google via WiFi, siga o procedimento descrito:
ATENÇÃO: faça antes o backup dos dados do telefone se quiser. Apesar de não afetar os dados guardados no cartão SD, o procedimento faz uma formatação completa no aparelho.
Para tentar recuperar a conectividade com os serviços Google:
1 – Instale a última versão do PC Companion
2 – Clique na caixa Support Zone e espere o Companion baixar o complemento
3 – Conecte seu telefone ao PC e clique na caixa Support Zone
- Aí, selecione Atualização do Software do Telefone
5 – Finalmente, clique em Reparar
Aqui no Preview conseguimos recuperar parcialmente um X10 que estava com problema de autenticação, mas apenas no modo Wi-Fi. O fenômeno foi observado em diversos aparelhos, de diversas marcas.
Não é garantido que o procedimento vá funcionar, mas seguimos a receita do reparo aqui e o Wi-Fi voltou ao X10.
Aguardamos uma resposta do Google sobre o problema. Assim que soubermos de algo, publicaremos aqui no Preview.

   Fiz o descrito e nada...
 
   Podem imaginar a decepção, mas... Não desisti e resolvi apelar.

   Um serviço da google que eu não tinha era o gmail, então fui na minha conta, e criei um gmail, colocando-o como e-mail alternativo da conta principal.
  No aparelho, tentei conectar o Market e na autenticação da conta Google, usei o novo e-mail@gmail.com e "voilà".

   Tudo resolvido.
 
   Sacanagem da Google, falha do Android, eu é que não sei como fazer direito?

   Vocês decidem, mas funcionou e se servir para ajudar alguém melhor ainda.

  Abraços até a próxima

3 comentários:

  1. eu tentei o passo a passo indicado e deu certo!!! agora meu celular xperia x8 ta funcionando direitinho!
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  2. não entende em qual situação eu devo usar (Instale a última versão do PC Companion)
    por que quando eu vou abrir o market pede a conta até ai tudo bem , mais quando eu vouu fazer o loing diz que eu não tenho conecçõa com a rede sendo que ja tentei por wi-fi e por 3g
    ooque eu faço ?

    ResponderExcluir
  3. A instalação do PC Companion só precisa ser feita se vocês for fazer a atualização do Sistema do telefone (Android) para os demais aplicativos disponíveis no Market esse procedimento não é necessário. O login tem que ser por uma conta Google, mas através da conta Gmail.
    Exemplo: sua conta google é minhaconta@uol.com.br, entre no serviço do gmail para ver o e-mail@gmail.com associado a essa conta, se não tiver crie um! Use esse último (e-mail@gmail.com)para acessar o market e demais opções via telefone. Já vi casos em que as pessoas tiveram que criar uma segunda conta de e-mail para ter acesso.

    Espero que isso te ajude

    ResponderExcluir